Conselhos de classe participativo


A gestão democrática foi uma conquista das escolas públicas do Distrito Federal. Aqui no CEMI valorizamos a participação de todos os segmentos nos conselhos participativos. Hoje, 02 de maio de 2019, realizamos mais uma vez esse movimento democrático para melhoria de nossa escola. Unir os segmentos que constituem a escola é o primeiro passo para promover a melhoria da educação.

Os Conselhos de Classe acontecem todos os finais de bimestre e são uma oportunidade valiosa para a equipe escolar se reunir, planejar iniciativas e pensar o ciclo que se passou.Para deixar o Conselho mais democrático , o CEMI tem convidado para os debates representantes de alunos e pais.

Para materializar um conselho em que direção, professores, pais e alunos possuem voz ativa, a primeira medida tomada pela escola foi aumentar o tempo de duração das reuniões. Os Conselhos são realizados em dois dias e além disso, convidamos os pais para participarem do conselho representando a turma em que o filho estuda.

Temos percebido mudanças em nossos alunos, pois há agora um momento claro de avaliação do processo formativo de todos os envolvidos. Com isso, o Conselho de Classe se tornou a oportunidade para o aluno compreender e contribuir com o seu processo formativo. É um momento em que há esforço em conjunto entre escola e família para buscar o sucesso do estudante.

Um dos principais obstáculos encontrados, contudo, é que, geralmente, há pouca participação dos pais e/ou responsáveis dos alunos. A participação de pais e alunos não deve ocorrer apenas por um desejo democrático, mas por ser realmente significativa. Muitos problemas da escola e toda sua realidade escolar podem ser resolvidos em parte se toda a comunidade envolvida demonstrar interesse e comprometimento com a formação e capacitação do aluno.


A educação é...

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo..."


Nelson Mandela



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 por professora Eliete Bahia.